Já foi a época em que a TV era feita através da intuição e da sensibilidade artística. Atualmente, as emissoras de televisão recorrem às pesquisas de opinião para avaliar os programas que estão no ar e determinar o que será exibido em suas grades. O comportamento e o sentimento do telespectador são transformados em números que indicam o que será produzido. Os últimos estudos encomendados pela Record e SBT apontam para o mesmo caminho: o público quer uma programação mais popular à tarde, com temas polêmicos, discussões, platéia e reportagens mais sensacionalistas. Será? O SBT buscará esta linguagem mais popular com Christina Rocha e Ratinho, uma dobradinha que terá como objetivo aumentar os índices entre 16h30 e 19h. Já a Record terá Geraldo Luis e mais duas mulheres (Regina Volpato é um nome fortíssimo) no comando de um programão da tarde para tirar a emissora da cola de sua concorrente. Além dessas novidades, nesse estilo, o telespectador já conta com Márcia Goldschimith, José Luis Datena e Sônia Abrão.
Mas será que o tempo entre a captação do desejo do público e sua realização não pode inutilizar uma pesquisa? O fato é que estes levantamentos registram uma opinião naquele momento e meses depois a pessoa pode ter uma outra posição sobre a mesma questão, afinal o ser humano se transforma diante do cotidiano. Não quero invalidar essas pesquisas, mas esse é um assunto que merece uma discussão mais aprofundada.
Então… prepare-se. Vem ai uma nova temporada de programação popular e não se assuste caso alguns fantasmas retornem com força.