segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A Record e a síndrome do “esperava mais”



A Rede Record está comemorando mais um aniversário, e, dessa vez, diferente dos últimos anos, faltam reais motivos para celebrações. A emissora vive um ritmo de decepções, um clima de “esperava mais”.

E esperavam mais o que? Resultados.

Contrataram Augusto Liberato a peso de ouro, no entanto, um mês após a estreia, ainda não disse a que veio e apresenta índices inferiores aos alcançados por A Fazenda ou os da sessão de filmes Tela Máxima. Em contrapartida, Eliana, que estreou no SBT na faixa horária antes ocupada pelo Domingo Legal, registra audiência superior aos últimos domingos de Gugu no canal de Silvio Santos.

Não bastasse isso, ainda é seguido de perto pelo pessoal do Pânico, e, pra lhe tirar o sono, Silvio Santos provou ser capaz de segurar a peteca e ainda ter força para agüentar uma guerra dominical.

Também não deu certo a cópia do Esporte Espetacular. O Esporte Fantástico estreou nos domingos à tarde, inclusive com dois apresentadores, e, não mais que de repente, já passou por várias faixas horárias e agora é veiculado aos sábados. Logo no início, como se nada tivesse acontecido, Reinaldo Gottino retornou para o SP Record e Milena Ciribelli perdeu o parceiro.

O Jornal da Record passou por mudanças e anunciaram com pompa e circunstância a chegada de Ana Paula Padrão à bancada do jornalístico, caindo no mesmo conto que o SBT anos atrás, acreditando que apenas o nome da jornalista serviria para agregar telespectadores. O engraçado é que desde a chegada de Padrão a audiência do jornalístico só faz cair.

Por fim, Bela, A Feia entrou em cena e anunciaram que a meta era de 20 pontos. Pra infelicidade dos diretores da rede, já chegou registrar um quarto disso e amarga índices nada animadores, dificilmente ultrapassando os oito pontos na grande São Paulo. Mas isso é a ponta do iceberg: hoje em dia dá pra contar nos dedos de uma mão as atrações que diariamente ultrapassam os dois dígitos, e, pior, depois de abrir vantagem frente o SBT, voltaram a brigar de igual para igual.

A única atração que apresentou resultados nos últimos tempos foi o reality show A Fazenda, mas, ainda assim, ficou aquém do desejado. Até a Globo esperava mais, tanto que, pra evitar um desastre maior, escalou os apresentadores do Fantástico para entrar ao vivo durante a programação e fazer as chamadas do “show da vida”. Sequer ameaçaram a liderança da atração, e, pra não passar batido, A Fazenda conseguia ultrapassar a poderosa após às 23h, em confronto com o Jogo Duro e No Limite, diferente da Casa dos Artistas que abalou as estruturas da então inatingível revista eletrônica.

Não fosse suficiente a falta de resultados, que, por obra do destino, é conseqüência direta da desastrosa falta de organização e estratégia da Record, ainda virou piada na internet. Os internautas apelidaram a rede de “Recópia”, em alusão ao fato de se “inspirar” na Globo.

Esta coluna, por exemplo, já chamou a Record de “Urubus de Primeira”, “TV de primeira com carne de segunda”, e, por fim, de “Lady Kate”, pois, como a personagem do Zorra Total, tem o dinheiro mas falta o “gramur”. Enquete realizada pelo blog da Cena Aberta aponta que 38,62% dos internautas preferem “TV de Primeira com carne de segunda” como o melhor apelido.

E é assim que a TV Record celebra seus 56 anos: como motivo de chacota. Parabéns!

"Programa do Gugu" registra queda nos índices de audiência


O "Programa do Gugu" voltou a sofrer queda nos índices de audiência na noite de ontem, 27. De acordo com dados consolidados do Ibope, no horário das 20h às 23h59 a Record marcou média de 11 pontos no Ibope.

A Globo ficou em primeiro com 20 e o SBT em terceiro com 9 pontos. No confronto com o "Pânico na TV" o "Programa do Gugu" empatou com 11 pontos. Em alguns minutos a Record amargou o quarto lugar no ranking da audiência.

O "Programa do Gugu" apresentou quadros como o "Verdade ou Mentira" e o "Top 10" da internet.

O Pânico na TV! mais uma vez registrou altos índices de audiência durante o período que ficou no ar.

No programa de ontem, 27, o humorístico empatou com o Programa do Gugu na média geral. Ambas atrações registraram média de 11 pontos. O Pânico chegou a um pico de 16.7 pontos, momento da liderança.Apesar do empate, o Pânico ficou durante longos minutos à frente da Record e chegou na liderança durante alguns minutos. O diretor do Pânico comemorou em seu Twitter: "5 minutos em primeiro lugar. Obrigado Brasil!", disse.

Já Rodrigo Scarpa, o Vesgo, soltou: "Hoje o Pânico com picos de 16.7 e vários momentos em Primeiro Lugar no Ibope. Parabéns a todos! Estamos aqui em Fortaleza muito felizes", comemorou.

Betty Lago vai substituir Marília Pêra em "Cinquentinha"


O diretor de “Cinquentinha”, Wolf Maia, já decidiu qual atriz vai substituir Marília Pêra na trama. Será Betty Lago que irá interpretar umas das ex-mulheres de Daniel (José Wilker).
Marília se desligou na última terça-feira (22), pois estava insatisfeita com o pouco destaque de seu papel na minissérie. Com isso, 17 cenas da personagem Rejane deverão ser regravadas.
O autor Aguinaldo Silva comentou o episódio em seu blog: “Marília Pêra é na minha opinião a maior atriz do Brasil, um verdadeiro patrimônio nacional, e deve ser preservada a qualquer custo. Por isso, embora saiba das verdadeiras razões pelas quais ela abandonou a minissérie, não vou falar a respeito”.
A Globo esclareceu à imprensa que Marília solicitou o desligamento da trama à direção da emissora. No entanto, lamentou a decisão da atriz e disse que o autor Aguinaldo Silva teve a preocupação de apresentar um texto em que as três protagonistas (Marília Pêra, Marília Gabriela e Susana Vieira) tivessem o mesmo número de falas, além de ter recebido a atriz com o mesmo carinho e cuidado dados aos grandes profissionais da casa.

"Band Kids" reestreia no dia 19; confira os desenhos escalados


A Band irá reestrear, no próximo dia 19, o "Band Kids". A sessão de desenho, que teve seu apogeu no decorrer da década de 90, está voltando para cativar o telespectador infanto-juvenil nas primeiras horas do dia.
Entre os desenhos que o Band Kids irá exibir está "Ei Arnold", "Castores Pirados" e "CatDog". Os três são exibidos atualmente pelo canal pago Nickelodeon e já foram veiculados pela emissora em 2006. Na época a sessão levava o nome de "Pic Nick Band" e ia ao ar de segunda a sábado, às 20h15.

O "Band Kids" tem como objetivo resgatar o público formado por crianças e adolescentes que se afastou da emissora nos últimos anos, seja pela ausência dos próprios desenhos ou seja pela falta de seriados e novelas que atraiam esse nicho.

"Band Kids" estreia no dia 19, das 08h às 09h15.

SBT garante vice-liderança com diversos programas no fim de semana


O SBT está em festa. Diversos programas apresentados neste fim de semana conquistaram a vice-liderança na audiência.
No domingo, Eliana ficou na vice-liderança na média de todo o seu programa, das 14h50 às 18h50, obtendo média de 8,4 (picos de 12), contra 8,2 da terceira e 20 da primeira colocada. No confronto direto com “Domingo Espetacular”, da terceira colocada, Eliana marcou 8 a 7 (16h21 às 18h50).
O Vrum, das 8h às 8h28, também conseguiu a vice-liderança isolada, com 4 pontos, contra 2 da terceira colocada e 10 da primeira.
As Pegadinhas de domingo, das 0h04 às 0h23 atingiram 10 pontos de média, obtendo também a vice-liderança, contra 8 da terceira colocada e 16 da primeira.
No sábado, o Show da Gente, apresentado por Netinho de Paula, ficou em segundo lugar isolado durante toda sua exibição, das 14h14 ás 17h24. A atração fechou com média de 6 pontos (picos de 8), contra 4 da terceira colocada e 13 da primeira.
O Sábado Animado, comandado por Maisa Silva das 7h às 12h43, marcou 6 pontos de média e 8 de pico, alcançando a vice isolada, contra 4 da terceira e 7 da primeira no mesmo horário.

Oitava integrante do "CQC" será escolhida hoje; NaTelinha fará cobertura


Depois de um mês e meio de disputa ferrenha, eis que hoje os fãs do CQC conhecerão o oitavo integrante da trupe. Ou melhor 'a' oitava.
Com mais de 17 mil votos na finalíssima, Mônica Iozzi ou Carol Zoccoli será a primeira mulher de preto do programa. Agora é só torcer: hoje, às 22h15, na Band.

Tiago Santiago entrega primeiros capítulos de "Uma Rosa com Amor" para o SBT


Foram entregues a direção de dramaturgia do SBT, por Tiago Santiago, cerca de 5 capítulos de "Uma Rosa com Amor". O folhetim, que tem data de estreia prevista para o primeiro trimestre do próximo ano, já está em fase de pré-produção.

Embora tenha um bom orçamento para sua primeira novela na emissora de Silvio Santos, Santiago e sua equipe vem encontrando problemas para escalar um bom elenco. Nenhum nome de "Vende-se um Véu de Noiva" deve ser aproveitado, afinal parte desse casting também estava em "Revelação".

As gravações de "Uma Rosa com Amor" devem iniciar em breve. Com informações da coluna Canal 1.