quarta-feira, 3 de junho de 2009

O DESRESPEITO AO TELESPECTADOR


A direção da Record não medirá esforços para transformar o reality show “A Fazenda” no maior sucesso de sua grade em 2009, nem que tenha que sacrificar produtos que já estão no ar. E esse é o grande perigo porque, ao abrir brecha para o programa, a emissora puxou em 15 minutos seu telejornal e empurrou a novela para mais tarde. Televisão é costume e qualquer mudança de horário pode afastar o telespectador. Os diretores da Record acharam que o ideal era exibir o reality show às 20h45 e concorrer com parte do “Jornal Nacional” e “Caminho das Índias”, quebrando assim a tradição desse tipo de programa às 22h45, logo após as novelas. Será realmente um horário acertado? O pior foi reservado para o sábado: as duas novelas foram canceladas nessa noite e agora “Promessas de Amor” e “Poder Paralelo” serão exibidas de segunda à sexta. Tudo bem que as novelas não estão bem em audiência, mas e o respeito ao telespectador que acompanha as tramas, incluindo aos sábados?Esses erros (desrespeito e muitas mudanças de horário) já foram cometidos pelo SBT e a história comprova que o telespectador não aceita desaforos e muda de canal ao ver seu hábito alterado. A Record tem todo direito de tentar acertar com seu novo reality show, mas tem o dever de respeitar o telespectador e não alterar o que já está no ar.

UM ZAPPING PELA GRADE DA TARDE

Já foi a época em que a televisão brasileira era feita com emoção, sensibilidade e muita paixão. É claro que os interesses comerciais sempre estiveram presentes, afinal é preciso faturar para manter a estrutura em funcionamento, pagar salários, contratar estrelas e transformar a magia em realidade, mas nos dias atuais a técnica e a estratégia falam mais alto na construção de uma grade que será oferecida ao telespectador.Há pelo menos 16 anos acompanho os bastidores da TV e há quase 3 décadas assisto infantis, novelas, séries, filmes, games, humorísticos, shows … Vivo entre a admiração por esta arte e o trabalho de obter informações precisas para informar meu público. E a cada dia tenho mais certeza que a frieza nas decisões é uma característica obrigatória dos executivos da televisão. Há poucos dias, conversei com um diretor de TV sobre os programas que são exibidos no período da tarde e descobri que dificilmente a situação mudará porque esta é uma faixa onde os investimentos são muito bem calculados para que as empresas não registrem prejuízos. Número menor de pessoas à frente da TV e faturamento modesto nessa faixa do dia obrigam as TVs a não gastarem com produções ousadas.Basta zapear para constatar que o SBT preenche boa parte de sua tarde com séries americanas e filme, produzindo apenas duas horas de conteúdo próprio e inédito (”Casos de Família” e “Programa do Ratinho”). Na Globo a situação não é diferente. Os custos do “Jornal Hoje” estão diluídos no departamento, na sequência vem o “Vídeo Show” que é inédito, “Senhora do Destino” com 1h20 de duração e um filme 1h40, ou seja a Globo preenche sua tarde com 3 horas de reprises que já foram pagas. A Record segue a mesma tática e, atualmente, aposta no “Programa da Tarde” com 3h de reportagens repetidas, 1h30 de reprise de novela e mais 1h30 de desenhos do “Pica Pau”, ou seja, custo baixíssimo. Na Band há menos aposta em produto sem custo, já que a tarde é preenchida com 1h30 de “O Mundo Perdido”, programa “Márcia” e “Brasil Urgente”. A Rede TV tem 2h de “A Tarde é Sua” e o restante do tempo dividido entre “informerciais” e religiosos. Já Gazeta transformou sua tarde em horário nobre com o tradicional “Mulheres”, que tem um bom orçamento e equipes a disposição para externas e especiais.Diante deste quadro da televisão brasileira à tarde e dos números registrados por filmes, reprises e programas, a situação não deve mudar tão cedo.

Exclusivo: com ibope em alta, Record aumenta espaço de A Fazenda


Com índices de audiência em alta, a Record vem aumentando o tempo de exibição de A Fazenda ao longo de sua grade. Atualmente o reality-show tem espaço nos três períodos do dia e vem servindo até mesmo como tapa-buraco.Na faixa da manhã, A Fazenda tem flashes ao vivo exibidos no Hoje em Dia. Ontem a revista eletrônica chegou a 10 pontos enquanto mostrava o confinamento das 14 celebridades.
Já o Programa da Tarde também vem abrindo espaço para a divulgação do reality-show. Na segunda-feira foi ao ar um compacto da edição de estreia. Devido ao acidente com o voo da Air France, que fazia a rota entre o Rio de Janeiro e Paris, A Fazenda perdeu espaço no vespertino para um longo plantão.
No horário nobre da última terça-feira, A Fazenda foi ao ar entre 20h55 e 21h36, totalizando 41 minutos contra 34 minutos de segunda-feira. Na prática houve pouca oscilação na audiência: 13 pontos de segunda-feira ante 12 de ontem.
Também houve um acréscimo na duração de A Fazenda após Poder Paralelo. O flash, que na segunda havia durado aproximadamente 5 minutos, foi extendido para quase 30 minutos e ocupou a faixa que até semana passada era destinada ao Aprendiz 6 - Universitário, que não teve substituto.
Em meio a tantas exibições, salvo a da faixa das 20h50, que é um compacto, todas as outras muito pouco tem a acrescentar ao telespectador. Às 23h55 o telespectador pode acompanhar um monótono diálogo entre a cantora Danni Carlos e a égua Yasmin. As cenas mais fortes, em que duas participantes tomavam banho, se restringiram a 4 ou 5 minutos no começo do programa, por volta das 23h40.

Louca Família agora às quintas-feiras na Record


A sitcom Louca Família, protagonizada por Tom Cavalcante, está em novo dia: agora vai ao ar nas noites de quinta-feira, às 23h20.

No episódio do dia 04/06, o humorístico conta com a participação especial do ator Mario Gomes no papel do empresário Eumário. A notícia já tinha sido antecipada pelo colunista Flávio Ricco, do Canal 1.
O Louca Família vai ao ar nesta quinta-feira, às 23h20.

Band poderá transferir Galisteu para às terças


Os baixos índices de audiência registrados pelo Toda Sexta, de Adriane Galisteu, poderão acarretar na primeira grande alteração do formato, que estreou em março.

Segundo a coluna Canal 1, ao invés de sexta, o programa de Galisteu poderá ser veiculado às terças. Os indícios de que esta mudança está prestes a ocorrer parte do registro do nome Toda Terça que a Bandeirantes teria requisitado nos últimos dias.Atualmente a faixa especial das terças é ocupada pelo reality-show médico E24, que é uma das maiores audiências da casa, e pela série americana The Shield, que ainda não decolou no Ibope.