terça-feira, 16 de junho de 2009













O SBT estreia nesta terça (16), às 22h, Vende-se um Véu de Noiva. A novela estreia prometendo surpreender o telespectador com suas belas imagens e se tornar uma alternativa ao denso texto de Poder Paralelo, que é veiculada na Record.



Vende-se um Véu de Noiva é um texto da saudosa Janete Clair e será adaptado por Íris Abravanel, que também foi responsável pelo texto de Revelação. O elenco reúne vários atores da trama atual, como Thaís Pacholek, Tânia Bondezan, Antônio Petrim, Daniel Alvim, etc., mas também aposta em rostos que até pouco tempo estavam na concorrência, como Marcos Winter e ZéCarlos Machado. Ao todo serão 30 atores fixos.A próxima novela do SBT deverá ter 188 capítulos com direção geral de Del Rangel, que teve seu último trabalho em Água na Boca, da Bandeirantes. A principal meta é consolidar o horário das 22h, que até ontem (15) era ocupado por Revelação, pioneira nesta faixa. Até 2007 o SBT tinha o hábito de exibir seus folhetins às 20h15, em confronto com o Jornal Nacional.





Vende-se um Véu de Noiva será dividida em duas fases, sendo uma em 1980 e outra em 2009. A novela conta a história de Maria Cecília (Thaís Pacholek) e Rubens Baronese (Nando Rodrigues). Ela é uma bela e jovem pintora, que está grávida, enquanto Rubens é um grande empresário mesmo tendo pouca idade.O casal mora em uma confortável mansão do litoral paulista junto com a tia de Rubens, Cora (Maria Estela). Próximo do nascimento do filho de Maria Cecília e de Rubens, Eunice (Samantha Dalsoglio), prima da pintora, aparece inesperadamente. Maria Cecília fica feliz com a chegada da prima, porém Cora percebe que a moça está má-intencionada. Na ilha do profeta, para onde o casal vai, o parto de Maria Cecília acontece, mas de forma inesperada, ela falece. O bebê também é dado como morto, mas consegue sobreviver.Dos empregados de confiança da mansão, apenas Isabel (Márcia de Oliveira) e Fabrício (Elan Lima) saberão de toda a verdade, porém serão ameaçados por Eunice. Isabel deixará a mansão e Fabrício fugirá com o filho de Maria Cecília, que todos acreditam ter morrido com a mãe.





Os 29 anos que se passam deixam Rubens um empresário amargurado e ambicioso. Nesse intervalo de tempo Rubens se casa com Eunice e nasce Gustavo (Daniel Alvim). Tia Cora já não mora mais com o sobrinho, mas ainda segue desconfiando de Eunice. Enquanto isso, o filho de Maria Cecília que foi registado por Fabrício e por Rita (Tânia Bondezan) cresce sem saber que pertence a família Baronese. O rapaz, chamado Daniel (Jiddu Pinheiro), nutre uma paixão secreta por Eliana (Dayenne Mesquita), filha de Fabrício e Rita e que Daniel acredita ser sua irmã.O casamento de Eliana está marcado com o mecânico Mário (Fábio Villa Verde). Entretanto no dia da cerimônia, o casal sofre um acidente no qual Gustavo está envolvido. Mário falece. Gustavo se oferece para custear as despesas médicas, mas Eliana recusa. Enquanto isso, Eunice descobre que o filho de Fabrício é na verdade filho de Maria Cecília e que tem direito a herança de Rubens. Com medo do passado que vem a tona, ela fará de tudo para evitar que a verdade apareça. Já Eliana, sem dinheiro, coloca o véu de noiva que ganhou de seus amigos no dia de seu casamento a venda pela internet. Tal fato desencadeia o começo da segunda fase de Vende-se um Véu de Noiva.








Em uma entrevista dada em uma coletiva de imprensa do SBT, Íris Abravanel confessou que Vende-se um Véu de Noiva é o maior desafio de sua carreira. A adaptação de um texto de Janete Clair, que até hoje é considerada como uma das maiores novelistas do Brasil, é um grande peso para Íris. Alem desse, a esposa de Silvio Santos também terá que transformar o folhetim em um bom produto para a TV, já que o texto foi produzido para o rádio.Questionada sobre os baixos índices e as críticas de Revelação, Íris relatou que sua maior dificuldade estava no ritmo de gravações da novela. Revelação teve suas gravações encerradas poucos dias após o primeiro capítulo ser veiculado. Dessa forma não se pode alterar o rumo de núcleos bem ou mal aceitos pelo público. Tal empecilho não ocorrerá dessa vez. Vende-se um Véu de Noiva deverá começar com 20 capítulos gravados.Del Rangel, diretor de teledramaturgia do SBT e diretor geral da trama, também se mostra animado com o novo projeto. Ele classifica Vende-se um Véu de Noiva como "um filho que nunca teve". Del promete incomodar a concorrência sob o pretexto de não existir nenhum projeto tão inovador quanto o que está para estrear. Em relação a concorrência, embora reconheça as qualidades de Lauro César Muniz, autor de Poder Paralelo, o diretor acredita que irá cativar o telespectador com um texto mais leve, o oposto do que vem sendo apresentado pela Record.Para a divulgação de Vende-se um Véu de Noiva o SBT não preparou nada diferente do comum. Algumas cenas da novela foram apresentadas em uma coletiva de imprensa e as chamadas seguem no decorrer dos intervalos da emissora. Algumas matérias de bastidores são veiculadas no SBT Brasil, principal jornal do canal, alem da divulgação em vários programas da casa, como o Domingo Legal, Programa do Ratinho e Hebe. O diferencial das chamadas do SBT para com suas concorrentes está no conteúdo. Assim como nos dias que antecederam a argentina La Lola, novamente a emissora paulista desafiou suas concorrentes Record e Globo. Em um dos materiais de divulgação, apresentados pelo jornalista César Filho, anunciava-se Vende-se um Véu de Noiva como melhor que as tramas das duas rivais.
Na noite desta última segunda (15), o SBT promoveu a festa de lançamento da novela, onde estiveram presente elenco, autores, diretores e convidados. A badalação rolou solta na cidade cenográfica do folhetim.


Um das maiores diferenças que o telespectador de Vende-se um Véu de Noiva poderá notar em relação às outras novelas no SBT estará na qualidade das cenas externas. As praias do litoral norte de São Paulo serão os principais cenários de uma trama que terá cerca de 70% de seus trabalhos concentrados em externas. Em outras novelas, o SBT se limitou a construir cidades cenográficas, diminuindo as locações fora da emissora. Del Rangel diz que haverá proximidade com cenas de cinema. As gravações de Vende-se um Véu de Noiva estão sendo feitas em full HD, artifício inédito na televisão brasileira.Vende-se um Véu de Noiva terá um elenco formado por mais de 30 atores. Parte deles atuou em Revelação, que chegou ao fim nesta segunda-feira, como é o caso de Thaís Pacholek, Daniel Alvim e Tânia Bondezan. Outros foram contratados especialmente para a nova novela, exemplo que pode ser aplicado a Marcos Winter e Zécarlos Machado.

Vende-se um Véu de NoivaEstrelada
por:

Zécarlos Machado - Rubens Baronese
Daniel Alvim - Gustavo Baronese
Dayenne Mesquita - Eliana Vilela
Jiddu Pinheiro - Daniel
VilelaTânia Bondezan - Rita Vilela
Roberto Lopes - Fabrício Vilela
Antônio Petrin como Zé Moreia
Marcos Winter como Dr. Homero Reis
Elaine Cristina como Eunice Baronese
Maria Estela como Tia Cora

Participações Especiais:
Moacyr Franco - Walter
Ilana Kaplan - DauraElenco

da 1ª fase em ordem alfabética
Cristina Rio Branco - Irani
Elan Lima - Fabrício Vilela
Gabriel Miziara - Clóvis
Jorge Marcondes - Pescador
Luiz Carlos Félix - Pesacdor
Marcelo Batista - Ulisses Jamba
Márcia de Oliveira - Isabel
Maria Estela - Tia Cora
Nando Rodrigues - Rubens Baronese
Ronaldo Oliva - Zé Moreia
Samantha Dalsoglio - Eunice
Thais Pacholek - Maria Célia
Wanessa Morgado - Rita

Elenco da 2ª fase em ordem alfabética
Alexandre Bacci - Tobias
Ana Carolina Godóy - Marize Franco
Anastácia Custódio - Isabel
Ariel Moshe - ClóvisBukassa
Kabengele - Ulisses Jamba
Caroline Molinari - Manuela Marques
Daniel Alvim - Gustavo Baronese
Daniel Morozetti - Rafael
Daniela Franco - Cida
Dayenne Mesquita - Eliana Vilela
Douglas Aguillar - Marujo
Ernando Tiago - Josias
Fábio Saltini - Montanha
Fabio Villa Verde - Mario
Felipe Cardoso - Flávio Marques
Guilherme Lopes - Klauss
Janaína Lince - Priscila
Jiddu Pinheiro - Daniel Vilela
Marcela Muniz - Jackie
Maristane Dresch - Yasmin Jamba
Maurício de Barros - Ney
Nábia Vilela - Maria das Graças
Rafael Fernandes - Téo
Renata Zhaneta - Irani Jamba
Roberto Lopes - Fabrício Vilela
Talita Castro - Cris
Tânia Bondezan - Rita Vilela
Thaís Pacholek - Maria Célia Baronese
Velson de Souza - Cauã
JambaVeridiana Toledo - Patrícia
Zécarlos Machado - Rubens Baronese


Com auxílio dos colaboradores Yoya Wursch, Jaqueline Vargas, Rita Valente, Grace Iwashita, Raphael Baumgardt, Caio Britto, Helly Aguida, Gustavo Braga, Fany Lima, CarlosMarques.

Direção Geral de Del Rangel

Direção de Rodolfo Silot e Luiz Antônio Piá

Ainda não se sabe quais serão as músicas que irão compor a trilha sonora de Vende-se um Véu de Noiva. Nas chamadas de divulgação, que estão sendo exibidas ao longo da programação do SBT, está sendo usada a canção "Morar Comigo", da banda Cidade Negra.


Marque na agendaVende-se um Véu de Noiva estreia Hoje (16), a partir das 22h, no SBT.




Perfil dos Pesonagens
Cauã Jamba (Velson D’Souza) - Filho de Irani e irmão gêmeo de Yasmin. Bonito e ambicioso, ele não torna-se pescador como o pai, mas sonha em se dar bem na vida.


Cida (Daniela Franco) - Secretária de Rubens Baronese no Complexo Industrial de Pescados (CIP).


Clóvis (1ª fase Gabriel Miziara e 2ª fase Ariel Moshe) - Mordomo de Eunice desde que ela se casou com Rubens, ele oculta seu nome verdadeiro: Clodoaldo. Metódico e servil, ele faz tudo o que Eunice manda



Cora Baronese (Maria Estela) - Tia de Rubens Baronese. É dona de 51% do Complexo Industrial de Pesca (CIP). Ela suspeita que Eunice tenha algo a ver com a morte de Maria Célia.


Cris (Talita Castro) - Dona da Rock n’ Burguer. Já foi muito rica, mas a família perdeu tudo e foi à luta. Sonha em voltar a ser rica novamente.


Daniel Vilela (Jiddu Pinheiro) - Artista talentoso e homem ciumento. Esconde de todos um amor impossível pela irmã, Eliana.


Eliana Vilela (Dayenne Mesquita) - Filha de Fabrício e Rita. É uma garota simples e trabalhadora. Linda, elegante, simples, amiga e educada. Noiva de Mário.


Eunice Baronese (1ª fase Samantha Dalsoglio e 2ª fase Elaine Cristina) - Prima de Maria Célia. Vaidosa e maquiavélica. Mãe de Gustavo Baronese, vai encontrar problemas sérios ao saber que o rapaz se apaixonou pela filha de Fabrício Vilela.


Fabrício Vilela (1ª fase Elan Lima e 2ª fase Roberto Lopes) - Casado com Rita, ele é pai de Eliana. Adotou secretamente Daniel, a quem sempre o criou e amou como se fosse seu filho verdadeiro.


Flávio Marques (Felipe Cardoso) - Pai jovem e atraente. Cuida sozinho da filha desde o dia em que sua esposa morreu no parto. Homem justo, honesto e companheiro.


Gustavo Baronese (Daniel Alvim) - Filho único de Rubens e Eunice. Bonito, sonhador e amoroso. Namora Marize Franco há anos e todos esperam o casamento dos dois.


Dr. Homero Reis (Marcos Winter) - Trabalhador e determinado. Começou sua carreira na CIP como office-boy e chegou ao cargo de advogado. Ganancioso, inescrupuloso. É capaz de burlar regras e pisar em quem precisar para alcançar seus objetivos.


Irani Jamba (1ª fase Cristina Rio Branco e 2ª fase Renata Zhaneta) - Caiçara de espírito livre. Autêntica, não gostar de seguir convenções. Apaixonou-se por Ulisses, com quem vive há mais de 25 anos. Mãe de Yasmin e Cauã.


Isabel (1ª fase Márcia de Oliveira e 2ª fase Anastácia Custódio) - Ex-empregada da mansão dos Baronese. Muito simples e alegre, ela é casada com Josias, com quem sonha em ter um filho, mas nunca conseguiu.


Jackie (Marcella Muniz) - Moça trabalhadora que passou por muitas dificuldades e decidiu recomeçar a vida como mecânica. Autodidata e talentosa, se tornou uma excelente profissional. Seu lado feminino só aflora após o expediente.


Josias (Ernando Tiago) - Barqueiro do CIP. Casado com Isabel. Trabalhador, correto e apaixonado por Isabel.


Klauss (Guilherme Lopes) – Alemão foi namorado de Irani na juventude, a quem abandonou e desapareceu. Logo depois, ela descobriu que estava grávida. Klauss nunca soube disso.


Manuela Marques (Caroline Molinari) - Filha única de Flávio. Cursa o primeiro ano do ensino médio e tem problemas com o pai por causa de sua atitude rebelde.


Maria Célia Baronese (Thaís Pacholek) – Primeira mulher de Rubens Baronese. É bonita, sensível e ingênua. Apaixonada por arte, torna-se um excelente pintora. Recebe em sua casa a prima Eunice, que passava por problemas pessoais.



Maria das Graças (Nábia Vilela) - Empregada da família Baronese. Torna-se companheira fiel de Cora. Romântica, desajeitada e fofoqueira, não concorda com as atrocidades que vê acontecendo na casa em que trabalha.


Mário (Fábio Villa Verde) - Mecânico grosseiro. É noivo de Eliana. Homem trabalhador e brincalhão. Tenta esconder a sua personalidade machista quando sua noiva está por perto. Morre em um acidente de carro envolvendo Eliana e Gustavo.


Marize Franco (Ana Carolina Godóy) - Filha de um importante e rico advogado da capital de São Paulo. Bonita, esnobe, controladora e dominadora. É protegida de Eunice. Segue quase que à risca todos os conselhos da mãe de Gustavo para tentar conquistá-lo.


Marujo ou Lúcio Aparecido Salvador (Douglas Aguillar) – Forte e aventureiro. É membro da cooperativa de pescadores da vila. Quando contrariado, sente-se ameaçado e reage de forma rude e agressiva.



Montanha (Fábio Saltini) – Homem bronco, engraçado e leal. É amigo de Mário e trabalhava na oficina dele. Seu pai era mecânico e ele adora carros.


Ney (Maurício de Barros) – É chapeiro na Rock n’ Burguer. Honesto, bem humorado e muito romântico. Costuma mandar flores para as pretendentes.



Patrícia (Veridiana Toledo) – Garçonete do Rock n’ Burguer, engraçada e namoradeira. Adora falar de homens. Apesar de ser espirituosa, ela não desencalha.


Priscila (Janaína Lince) – Garçonete do Rock n’ Burguer. É bonita, tímida e romântica. Quando acha que deve lutar por algo vai em frente, mesmo que todos digam que ela está errada.



Rafael – (Daniel Morozetti) - Gerente da oficina de Téo. Gosta das coisas boas da vida. Usa os carros e a influência do amigo. Apesar de tudi é amigo fiel de Téo.



Rita Vilela (1ª fase Wanessa Morgado e 2ª fase Tânia Bondezan) - Católica fervorosa, Rita é muito preocupada com a família. Adora a filha Eliana e sempre foi apaixonada por Fabrício. Gosta do filho adotivo, mas percebe nos sentimentos de Daniel, algo que a preocupa. Prática e direta.



Rubens Baronese (1ª fase Nando Rodrigues e 2ª fase Zécarlos Machado) - Rico, bonito, inteligente e culto. É dono de 49% do Complexo Industrial de Pesca (CIP). Pai de Gustavo Baronese e casado com Eunice Baronese. Sua ex-mulher, Maria Célia, teria morrido em um acidente



Téo (Rafael Fernandes) - Rico de berço. Já viajou o mundo. Tem muitos negócios, não que precise trabalhar. Adora motos e esportes radicais. A oficina é um lazer para ele. Mesmo tendo muito dinheiro, Téo é simples e não gosta de contar vantagem.



Tobias (Alexandre Bacci) - Ambientalista. Investiga um vazamento de óleo no mar pela Fundação Verde da Alemanha. Ecologista, culto e viajado, gosta de mulheres bonitas.




Ulisses Jamba (1ª fase Marcelo Batista e 2ª fase Bukassa Kabengele) - Filho de moçambiquenses, segue os costumes da família. Íntegro e corajoso, torna-se líder da cooperativa dos pescadores. Foi grande amigo de Rubens na juventude. Assumiu os filhos de Irani como se fossem dele.


Walter (Moacyr Franco) – Dono de um restaurante à beira mar. Pai de família ranzinza e autoritário. Ao descobrir que a filha está grávida a coloca para fora de casa.


Yasmin Jamba (Maristane Dresch) - Filha de Irani e irmã gêmea de Cauã. Bonita, independente e trabalhadora. Realizou seu sonho ao cursar veterinária em outra cidade. Voltou para casa cheia de planos. Ao contrário do irmão, sabe o que quer e adora o pai adotivo.


Zé Moréia (1ª fase Ronaldo Oliva e 2ª fase Antônio Petrin) - Pescador antigo. Famoso pelo temperamento agressivo e arredio. Zé não tem amigos, família ou amantes conhecidas. É um homem amargurado que compete com Ulisses. Apaixonado por Irani, teve seu amor recusado por ela quando eram jovens e alimenta uma obsessão por com ela. Além de pescar, faz pirataria. Ninguém imagina que o velho pescador tem dinheiro.