quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Especial: SBT comemora 28 anos com muita história pra contar


Nesta quarta, 19 de agosto, o SBT comemora 28 anos com muita história pra contar e várias novidades que estreiam nos próximos dias, como o programa dominical de Eliana, no dia 30 de agosto, que trará a apresentadora de volta ao SBT, casa na qual começou sua carreira artística.
Em 16 de setembro, o publicitário, empresário e apresentador Roberto Justus faz seu debute na emissora, no comando do programa Um Contra Cem, que terá muita disputa, adrenalina e emoção.
Além dessas estreias, a emissora contratou fortes nos últimos meses, como o autor Tiago Santiago, Renata Dias Gomes, a diretora Leonor Côrrea, o jornalista Roberto Cabrini, dentre outros.
Exatamente na data de aniversário do SBT, hoje a emissora exibe um especial sobre os 28 anos da emissora será exibido no SBT Repórter, às 23h30, com depoimentos dos artistas e profissionais que fazem e fizeram parte da história da TV mais feliz do Brasil.
Ainda como comemoração aos seus 28 anos, a emissora lançou uma nova campanha institucional, com o mote "A TV mais feliz do Brasil". Nela, os apresentadores do canal aparecem com seus rostos colados em dançarinos, que dançam ao som de vários estilos musicais.
A história
No dia 19 de agosto de 1981, o SBT entrava no ar com a transmissão ao vivo da solenidade de assinatura da concessão, realizada no Ministério das Comunicações, em Brasília.
Para conquistar os sete canais, que pertenciam a extinta TV Tupi, propriedade do empresário Assis Chateaubriand, profissionais se engajaram no projeto audacioso de fundar a mais nova emissora do país. O antigo canal 11, no Rio de Janeiro, já pertencia ao Grupo Silvio Santos.
Determinado por lei a preencher 12 horas de programação diária, o SBT exibia filmes, desenhos, jornalismo e o Programa Silvio Santos, que entrou para o recorde do Guiness Book como o programa mais antigo da tevê.
À época, o apresentador Silvio Santos já era popular e conhecido em todo o país. Antes do canal de TV, o Grupo Silvio Santos era uma empresa de renome que comercializava anúncios de publicidade, além de produções artísticas.
Com a proposta inicial de difusão cultural para as classes mais populares, a emissora evoluiu e cresceu gradativamente, conquistando espaço e credibilidade nas comunicações.
Em seu primeiro ano, havia uma preocupação por parte da emissora com o conteúdo destinado ao público infantil. Uma das primeiras atrações produzidas pelo SBT, o Show do Bozo ficou marcado na história da televisão. Sucesso na década de 80, o personagem conquistou crianças e adultos, permanecendo no ar por sete anos. Ao priorizar a qualidade de seus programas infantis, a emissora revelou talentos como Mara Maravilha, Sérgio Mallandro, Angélica, Eliana, Jackeline Petikovic, Simony e Mariane.
Uma posição privilegiada foi alcançada no primeiro ano de audiência. Investimentos em produções populares, que representavam 61% da população, deu ao SBT a vice-liderança. No ano seguinte a participação na audiência teve um crescimento de 30%.
Em 1985, Hebe Camargo assinava seu contrato com a emissora. Uma das estrelas da TV, Hebe comandou um programa de entrevistas, além de um dominical.
Com o melhor do humor brasileiro, A Praça é Nossa estreou em 1987. Apresentado por Carlos Alberto da Nóbrega, estrelas como Ronald Golias, Maria Tereza, Jorge Lafond, entre outros, passaram pela atração.
Entre 1988 e 1990, foi traçada uma estratégia rumo à liderança e o canal investiu em contratações. O jornalista Boris Casoy e o ator, humorista e escritor Jô Soares reforçaram o elenco da casa.
À frente do TJ Brasil, Boris Casoy inovou o formato e a linguagem dos telejornais brasileiros ao ser um âncora participativo. No comando do programa Jô Onze e Meia, Jô Soares revelou sua faceta como entrevistador.
As dependências da sede na Vila Guilherme estavam pequenas para os projetos futuros da emissora. Em 1996, aconteceu a inauguração do conglomerado de estúdios com 231 mil m²: o Complexo Anhanguera, em Osasco.
Considerado como o empreendimento mais arrojado pelo Grupo Silvio Santos, a construção do Complexo Anhanguera teve um investimento estimado em US$ 120 milhões, equiparado ao padrão das televisões internacionais.
O resultado de investimentos em novas tecnologias rendeu ao SBT o prêmio internacional, concedido pela revista Broadcast Engineering, como a emissora mais bem equipada do mundo.
Depois disso, a emissora seguiu investindo forte na teledramaturgia, em programas como Supernanny, Astros, e o lançamento de Íris Abravanel como autora de novelas. O SBT também se gaba por ser a rede com maior número de séries no ar - são mais de 20.
E nos últimos meses o canal lançou vários novos programas, como o Você se Lembra, Qual é o seu Talento, Esquadrão da Moda, 10 Anos mais Jovem, dentre outros. E não vai parar por aí.
Com cerca de 5 mil funcionários na rede nacional, o SBT tem como prioridade satisfazer o telespectador brasileiro levando entretenimento e informação. Com 112 emissoras, que cobrem mais de 97% do território nacional, a emissora está no lar de mais 170 milhões brasileiros.
PARABÉNS SBT