terça-feira, 22 de setembro de 2009

Eliana "vence" Gugu

Não, eu não está louco. Eu sei que Eliana e Gugu, ao menos por enquanto, não se confrontam durante a guerra dominical na TV. Também sei que Gugu registrou 14 pontos, e, Eliana, 13, ou seja, caso eu estivesse dizendo que a apresentadora venceu por conta disso, estaria cometendo um erro matemático.

A vitória de Eliana vai além dos números. Ainda na Record, ela provou ser possível fazer uma atração digna, com entretenimento saudável, e, ainda assim, brigar frente a frente com quem fazia o contrário, com quem apelava para conquistar pontos com maior facilidade.

Nesta época, ela vencia Silvio Santos, e, não raramente, também levava a melhor em confronto com Gugu. Hoje, os dois trocaram de emissora e não concorrem, mas, a lógica, segue a mesma.

Eliana segue investindo em um formato de atração para toda a família que a consagrou na Record, e, ouso dizer, conseguiu se superar e fazer ainda melhor. Talvez por contar com a direção de Leonor Correa, que é extremamente competente, ou por “n” motivos. A questão, ao final, é que atualmente – em minha opinião – ela comanda a melhor atração do domingo na TV.

E é aí que se dá a vitória de Eliana. Desde a estreia, ela segue na vice-liderança absoluta, e, mais que isso, em diversos momentos alcança a liderança. Ontem, por exemplo, bateu a audiência de Faustão quando concorreram diretamente na seqüência do futebol.

Logo mais a noite, me surpreendi ao ver Gugu também liderando. Não consegui imaginar o motivo e fui conferir: ele ainda abusava dos gêmeos gordinhos, fazendo assistencialismo barato. Sentem o contraste?

Quando a pessoa quer ajudar, ela simplesmente ajuda. Geralmente, não divulga, exatamente porque é muito feio querer aparecer em cima da desgraça alheia. O problema é que o mostrar é até o menor problema quando, em questão, está o fato de o apresentador abusar desses dois há semanas, seguindo uma trajetória que já havia se iniciado no Domingo Espetacular.

Resumo da ópera: Eliana conseguiu apenas um ponto a menos que Gugu, foi vice-líder isolada e, por um bom tempo, líder. Gugu, idem. Era um “programa família” da TV que se diz a mais feliz do Brasil, e realmente faz jus ao slogan durante a atração da Eliana, em confronto com a outra que se diz de primeira mas que segue servindo carne de segunda.

Portanto, parabéns Eliana, uma grata surpresa na TV, e, mais que isso, uma esperança de que ainda dá para acreditar no futuro das emissoras de nosso país.