quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Record exibe comerciais ilegais para a cidade de Campinas

A Rede Record, que não possui emissora geradora em Campinas (SP), tem veiculado comerciais regionais para a cidade do interior paulista. No entanto, esta prática é ilegal, já que a legislação brasileira só permite que geradoras possam exibir programas e anúncios próprios. O sinal da Record em Campinas é considerado apenas retransmissor, o que obriga a emissora a exibir na íntegra toda a programação de São Paulo, inclusive os mesmos comerciais.

De acordo com a coluna Outro Canal, os intervalos de São Paulo e Campinas são diferentes. Os breaks possuem os mesmos anunciantes até a metade. Depois disso, a ordem é alterada, e pelo menos um anúncio local é inserido. Na última terça (1), em um dos intervalos da novela “Poder Paralelo”, foi exibido o comercial de uma rede de supermercados da região. Já no de “Ídolos”, foi veiculado o de uma rede de fast-food que atua num shopping de Campinas.

Até no site comercial da rede, a retransmissora de Campinas é tratada como emissora geradora, com direito à tabela de preço dos anúncios para a cidade.

Procurada pela coluna da Folha de S. Paulo, a Record disse que não veicula comerciais específicos para a cidade, e que o sinal de Campinas retransmite na íntegra todo o conteúdo gerado por São Paulo.

Já o Ministério das Comunicações desconhece a situação da retransmissora da Record em Campinas. Caso seja provada a irregularidade, a emissora paulista pode ser advertida, multada, suspensa ou ter até a outorga da retransmissora cassada.

Caso semelhante

A Rede Record já enfrentou problemas devido ao uso ilegal de uma retransmissora. O antigo canal da emissora (4 – VHF) em Juiz de Fora (MG) foi retirado do ar em 2007. Na época, foi provado pelas autoridades que a Record veiculava programação local da Igreja Universal do Reino de Deus, mesmo tendo um canal de caráter apenas retransmissor.

A emissora ficou alguns meses sem sinal na cidade, e retornou posteriormente no canal 45 UHF, retransmitindo o sinal da Record Minas Interior