O filme “Avatar” repetiu o sucesso que já vinha fazendo nos cinemas. A produção de James Cameron venceu em duas das principais categorias do Globo de Ouro: Melhor Filme Drama e Melhor Direção.
A 67ª edição do evento da Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood não apenas premiou os melhores do cinema e da televisão, mas também foi marcada por pedidos de doações às vítimas do terremoto no Haiti.
A atriz Maggie Gyllenhaal pediu que o público e os presentes doassem “tão generosamente quanto possível”. Já Meryl Streep solicitou ajuda à saúde daquele país. Os artistas fizeram uma bonita homenagem à tragédia no Haiti e usaram fitinhas vermelhas em seus vestidos e paletós.
Na categoria Melhor Filme Comédia/ Musical, o premiado foi “Se beber, não case”. Sandra Bullock levou o prêmio de Melhor Atriz de Drama por “The Blind Side”. A surpresa da noite foi a estatueta de Melhor Ator Comédia/ Musical para Robert Downey Jr. por “Sherlock Holmes”.
“Crazy Heart” levou os prêmios de Melhor Canção e Melhor Ator Drama com Jeff Bridges. “Up - Altas Aventuras” realmente agradou, carregando consigo as estatuetas de Melhor Animação e Melhor Trilha Sonora.
A decepção ficou com “Amor sem escalas” e “Nine”, que foram os líderes de indicações, mas que não conquistaram grandes coisas. O filme de George Clooney levou apenas o de Melhor Roteiro. “Bastardos Inglórios” também não agradou e conseguiu o de Melhor Ator Coadjuvante com Christoph Waltz.
Como já havia sido antecipado pela Jovem Pan, o cineasta Martin Scorsese recebeu o troféu “Cecil B. DeMille” pelo conjunto de sua obra. A estatueta foi entregue por Robert De Niro e Leonardo DiCaprio, que afirmaram que ele “é um campeão do cinema”.
Na televisão, o destaque ficou com “Dexter”, que levou dois prêmios: Melhor Ator de Drama com Michael C. Hall e Melhor Ator Coadjuvante com John Lithgow. A Melhor Comédia ficou com “Glee”, que vem agradando ao público. Confira a lista dos vencedores do cinema e da televisão no Globo de Ouro deste ano:
Cinema:
Melhor filme drama: "Avatar"
Melhor Ator de Drama: Jeff Bridges, "Crazy heart"
Melhor Ator de Musical/ Comédia: Robert Downey Jr., "Sherlock Holmes"
Melhor Atriz de Drama: Sandra Bullock, "The blind side"
Melhor Filme Musical/ Comédia: "Se beber não case"
Melhor Direção: James Cameron, "Avatar"
Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, "Bastardos inglórios"
Melhor Filme Estrangeiro "A fita branca"
Melhor Roteiro: Jason Reitman, "Amor sem escalas"
Melhor Atriz Musical/ Comédia Meryl Streep, "Julie & Julia"
Melhor Trilha Sonora original Michael Giacchino, "Up - Altas aventuras"
Melhor Canção Original “The weary kind" (Ryan Bingham), de "Crazy heart"
Melhor Animação "Up - Altas aventuras"
Melhor Atriz coadjuvante Mo'Nique, "Preciosa"
Televisão:
Melhor Comédia: “Glee”
Melhor Série de Drama: “Mad Men”
Melhor Ator de Comédia: Alec Baldwin – “30 Rock”
Melhor Atriz de Drama: Juliana Margulies, “The Good Wife” –
Melhor Ator de Drama: Michael C. Hall – “Dexter” –
Melhor Atriz de Comédia: Toni Collette – “United States of Tara”
Melhor Atriz Coadjuvante: Chloë Sevigny – “Big Love”
Melhor Ator Coadjuvante: John Lithgow – “Dexter”
Minissérie ou Filme feito para a TV: “Grey Gardens”
Melhor Atriz de filme feito para a TV: Drew Barrimore
Melhor Ator de filme feito para a TV: Kevin Bacon