segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Só a Band cresceu em 2009



A Band foi a única rede comercial de TV que registrou crescimento de audiência na média “dia” (das 7h à meia-noite), na Grande São Paulo, ao longo de 2009. Essa faixa de horário é a principal referência para o mercado publicitário.

A emissora registrou aumento de 4% em relação a 2008. Foi de 2,5 pontos para 2,6. A Record foi a que mais caiu (12%, de 8,3 para 7,3), seguida pelo SBT (11%, de 6,3 para 5,6) e pela Rede TV! (6%, de 1,7 para 1,6). A Globo interrompeu a sequência de quedas e manteve os mesmos 17,4 pontos de 2008.

O percentual de televisores ligados oscilou de 44% em 2008 para 42,6% em 2009. Ou seja, a queda das TVs abertas (1,8 ponto na soma) foi maior do que a de TVs ligadas (1,4 ponto percentual). Isso quer dizer que uma pequena parte da audiência migrou para outros canais ou mídias.

Apesar da retração em 2009, a Record ainda é a rede que mais cresceu nos últimos anos. Aumentou seu público em 46% desde 2005, quando tinha 5,0 pontos. A Band cresceu 30% (2,0 pontos em 2005). Já o SBT caiu 38% (9,0 pontos em 2005) e a Globo, 17% (21 pontos em 2005).

Em 2009, todas as redes tiveram queda de audiência no período matutino (7h/12h). À tarde (12h/18h), a Band cresceu 12% (de 2,7 para 3,0 pontos, o alavancou sua média diária) e a Globo, 5%. À noite (18h/24h), só a Rede TV! cresceu (9%, de 2,9 para 3,1).