quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

BBB 10 aposta em surpresas e quebra regras




Na madrugada de segunda para terça-feira, a publicitária Tessália, em conversa com Eliane, disse que tem sido complicado avaliar o jogo porque as regras ainda não estão claras para os confinados da 10ª edição do “Big Brother Brasil’’. Nem para quem assiste pela TV.

Em uma semana de reality, o programa já teve duas provas surpresas - sendo que começou com uma de resistência - e dois líderes. Além disso, no primeiro paredão, quatro participantes estavam imunes, além do líder.

Entre eles estava Fernanda, que ganhou o direito de não ser votada porque telespectadores pediram a Boninho, diretor da atração.

Na última segunda-feira, a vitória em uma prova assegurou que Eliane está livre da próxima berlinda. Com tantas novidades - nada disso era frequente nas edições anteriores-, é inevitável a pergunta: “Este é um “BBB’ diferente dos anteriores?’’. A resposta, de acordo com Boninho, é sim e não. A estrutura do reality, com líderes, imunes e emparedados, continua a mesma. Mas parte das regras mudou, e elas ainda vão mudar nas primeiras semanas.

“Depois, veremos [como os participantes e o público] vão reagir’’, afirma o diretor. “A estratégia é sempre a mesma: deixar o público participar e dominar o jogo mais do que os participantes’’, completa.

Na opinião de Susan Mello, do blog “De Cara pra Lua’’ (www.decarapralua.zip.net), sobre o reality, a ideia é criar novidades para manter o interesse do telespectador.

“No ano passado, por exemplo, a divisão do grupo em duas casas logo chamou a atenção. No décimo “BBB’, então, há uma tentativa de, vamos dizer, repetir essas criações e manter o burburinho’’, acredita a blogueira, que tem gostado do programa. “O grupo selecionado é bom. A princípio, não tem ninguém com um discurso pronto, querendo assumir o papel de mocinha ou de vilão’’, avalia.

No entanto, como nos anos anteriores, já se percebe os perfis sendo definidos. Boninho diz que ele e sua equipe têm total liberdade para inserir novas ideias no “BBB’’.

“Temos um acordo com a Endemol no qual está prevista a adaptação de todo o desenho, permitindo que nacionalizemos o produto. Aliás, muitas de nossas ideias são usadas em outros países’’, revela.

Bombástico na edição anterior, o quarto branco pode voltar? “Quem sabe? Meu lado mau é incontrolável’’, diverte-se o diretor.

>> Acontecimentos em uma semana

No primeiro dia de programa, já houve uma prova de resistência. Depois de mais de 14 horas, a dentista Fernanda ganhou e permitiu que Joseane voltasse ao reality. A ex-miss Brasil se tornou a primeira líder do “BBB10”.

- No seu primeiro dia como líder, Joseane já teve de escolher uma pessoa para o paredão: ela selecionou a professora Elenita.

- A ex-miss só reinou durante dois dias e não chegou a desfrutar do quarto do líder. Na quinta-feira passada, em uma prova de sorte, o estudante de moda Serginho se tornou efetivamente o soberano na casa na primeira semana. De quebra, os outros membros de seu grupo, Dicesar e Angélica, ficaram imunes no primeiro paredão.

- Por causa de apelos de internautas, Boninho também concedeu imunidade a Fernanda, vencedora da prova de resistência. Com isso, na formação do paredão do último domingo, havia três pessoas -além de Dourado, imunizado pelo anjo, e de Serginho, líder- que não podiam ser votadas.

- Na última segunda-feira, uma prova surpresa deu imunidade à dançarina Eliane na próxima semana.

QUEM É QUEM NA CASA

UNIDOS

Serginho, Michel, Tessália e Eliane -juntam-se para divertidas conversas sobre os mais diversos assuntos.

A JOGADORA

Tessália não esconde que está ligada em estratégias de jogo. De todos os participantes, é a que mais fala sobre votos.

FUTURO CASAL?

Eliéser e Cláudia -o engenheiro-agrônomo e modelo sempre se mostrou interessado na “sister”.

O POLÊMICO

Dourado -o “brother’’ era um dos principais alvos dos confinados no primeiro paredão, mas foi imunizado por Joseane. Tem tudo para se tornar o “vilão’’ do jogo.

CADA UM POR SI

Dourado, Carlos, Alex, Uilliam, Joseane, Anamarcela, Anamara, Dicesar, Fernanda e Elenita ainda não se estabeleceram em grupos.