terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Filha de Dalva de Oliveira processa Globo por minissérie





A minissérie Dalva e Herivelto – Uma Canção de Amor trouxe complicações para a Globo, que está sendo processada pela filha da cantora Dalva de Oliveira, personagem principal da história.


Segundo a coluna Outro Canal, do Jornal Folha de S. Paulo, Dalva Lúcia Climent, fruto do relacionamento de Dalva com o comediante argentino Tito Climent, entrou com uma ação por danos morais e materiais contra a emissora. A advogada Shirlei Weisz afirma que sua cliente teria que ser consultada sobre a minissérie.


“Ela mora na favela de Vigário Geral (no Rio de Janeiro) em estado de miserabilidade e está com câncer”, disse a advogada.


Do outro lado, a autora Maria Adelaide Amaral explica que Dalva Climent não foi mencionada na produção, pois não tinha importância para o trecho da história que resolveu contar em cinco capítulos. “Meu foco foi a relação de Dalva e Herivelto. Na história e na obra do casal, ela não teve importância. Não estou dizendo que não foi importante para Dalva, mas que não fez parte do período que optei por retratar”, disse à publicação.


Dalva Climent também está processando Pery e Ubiratan Ribeiro, filhos de Dalva e Herivelto, pois quer se reconhecida como filha e receber pelos direitos das músicas da mãe.


Pery Ribeiro afirma que Dalva Climent não é filha da cantora. “Ela foi levada para a nossa casa quando era bebê, por uma empregada. Minha mãe era casada com Tito, foi pegando amor e ficou com a menina. Mas, eles nunca a registraram”, contou.


Contradizendo Pery, a advogada Shirlei defende que Climent é filha legítima da cantora. “A certidão de nascimento está anexada ao processo. Ela morou com a mãe até pouco antes de sua morte”, disse.